"FALA MATOSO !!!"

Novas tecnologias na educação


             Tendo em vista a celeridade com que a tecnologia caminha, não é licito a nós educadores, deixarmos a margem do progresso aqueles cuja educação está sob a nossa responsabilidade. Também não podemos ter a pretensão de ministrar conhecimentos suficientes capazes de suprir necessidades futuras frente a incógnita que constituem as demandas que adirão. Cabe nos agregar condições para que os alunos se familiarizem com as mais recentes descobertas no terreno da informática, abrindo lhes horizontes que lhes possibilitem ingressar no mercado de trabalho.
          Sabe se também que o governo Federal está a medida do possível alargando seu processo de “Inclusão Digital”, desta forma devemos orientar nosso alunos a cerca das novas tecnologias que a escola dispõe; além disso, apostar na Inclusão Digital é proveitosa para a aquisição de conhecimento, “[...] o acesso a rede mundial de Internet melhora em 5,5 pontos no desempenho dos alunos (Revista Nova Escola, p. 24, 2007)” e já que, a informática é uma das áreas que mais cresce no Brasil e no Mundo, os alunos devem estar preparados e capacitados para as transformações que o mundo vem sofrendo, e compreender melhor o progresso no qual o homem tem trilhado. Podemos dizer que nos dias atuais temos precisado continuamente das máquinas para trabalhar, tendo como pretensão facilitar o acesso a Internet, incentivar e capacitar os alunos a utilizarem o computador como ferramenta de trabalho.
            O Governo Federal aprovou no ano de 2002 através do Ministério das Comunicações um Programa de Inclusão Digital, que tem por objetivo alargar o processo de universalização do acesso a Internet. Este programa que tem por nome GESAC (Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão), já atinge cerca de 3.300 comunidades em todo o país pretendendo a cada ano atingir uma meta muito maior, para que se estabeleça uma grande rede pública de conexão com a Internet.
                Segundo o manual do Usuário do projeto GESAC existe no Brasil uma grande quantidade de marginalizados em se tratando dos recursos tecnológicos que fazem uma integração intrapessoal entre os cidadãos consigo mesmos e com o restante do mundo. Sabemos que nosso país sofre sérias desigualdades sociais, de modo que as desigualdades determinam uma série de processos de exclusão. No presente contexto em que vivemos, chamado “Sociedade da Informação”, é possível notar que poucos brasileiros têm acesso aos conteúdos informativos, jornalísticos, educacionais, culturais e de entretenimento que integram o mundo aberto pela Internet (Manual do Usuário do Programa GESAC, 2007, p. 12).
                 Segundo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia Estatística, em 2007 obteve se o índice de que mais de 79% da população brasileira nunca acessaram Internet, de acordo com esse levantamento apenas 32,1 milhões de brasileiros têm acesso a Internet, mas infelizmente alguns não podem acessá - la freqüentemente. O interessante são os motivos colocados pelos entrevistados: 37,2% dos entrevistados pelo IBGE alegaram que não acessam a internet devido o alto custo dos PCs (Computador Pessoal). Já 20,9% afirmaram que não sentem necessidade ou desejo de ter acesso a internet. Outros 20,5% disseram que nunca a usaram porque não sabem operar um computador.
                Sabe se que muitos professores da rede pública pela carência de investimentos públicos ou pessoais, outros por falta de tempo não tem acesso as informações antes de seus alunos, por isto, este projeto também tem por finalidade amenizar a situação, dando oportunidades aos professores e alunos, capacitando os na área tecnológica, fazendo vasto uso não só da Internet, mais também dos principais recursos computacionais existentes no ambiente em que serão ministradas as aulas.

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